Como saber se seu site é acessível para pessoas com deficiência?
A acessibilidade digital refere-se a um conjunto de técnicas e ações que visam retirar barreiras que prejudicam o acesso de pessoas com deficiência à internet. A ideia é garantir que aplicativos, redes sociais, blogs, sites e outros tipos de registros digitais possam ser interpretados por tecnologias assistivas, tais como teclados e mouses adaptados e leitores de tela.
Em um cenário de alta conectividade, em que as maiores empresas já marcam presença em diferentes plataformas online, é importante refletir sobre a seguinte questão: será que todos conseguem acessar seus conteúdos da mesma maneira e com a mesma qualidade? Esse questionamento está dentro de um conceito conhecido como acessibilidade digital.
É verdade que muitos associam a ideia da acessibilidade a alguma categoria de deficiência. Mas não é bem assim.
Esse conceito é abrangente e se relaciona com a capacidade ou possibilidade de alguém acessar uma informação, um serviço, um produto ou um lugar.
Quando levamos para o lado das comunicações digitais com o público, isso deve nos interessar muito, porque, se seus conteúdos não estão acessíveis, uma grande margem de tempo e recursos está sendo desperdiçada e talvez muitos clientes, alunos e visitantes não estão recebendo sua mensagem.
Essa categoria de acessibilidade, a digital, não é direcionado apenas a pessoas com deficiência. O esforço consiste em promover ferramentas e soluções que tornem os conteúdos acessíveis a todos, para serem compreendidos com facilidade pelo maior número possível de pessoas.
Segundo um estudo realizado pela BigData Corp, há no Brasil em torno de 16,89 milhões de sites em operação, incluindo portais de notícias, blogs, e-commerces etc. De 2016 a 2021, houve um aumento de 53,68%, e a tendência é que esse número continue a aumentar.
A pesquisa constatou que apenas 0,89% dos sites foram bem-sucedidos nos testes de acessibilidade aplicados pela equipe. No ano anterior, o número havia sido de 0,74%. Apesar do crescimento tímido, o total não chega a 1%, infelizmente.
Os últimos dados do IBGE revelaram que o Brasil tem quase 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, em diferentes graus. Esse número representa 24% da população. Considerando esses números, concluímos que quase 1 ⁄ 4 da população tem alguma deficiência, mas menos de 1 em cada 100 sites são inclusivos.
Essa discrepância destaca a enorme necessidade que o nosso país tem de respeitar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. A maioria das organizações não consegue produzir conteúdos que também possam ser consumidos por esse grupo.
Dados coletados pelo IBGE revelam também que 3,4% da população brasileira tem algum grau de deficiência visual, enquanto 2,3% apresentam um nível de surdez. Esses tipos de deficiências demandam recursos e cuidados específicos, que necessitam de atenção no compartilhamento de conteúdo.
“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”
Lei 13.146
A Lei da Inclusão, 6 de julho de 2015,
artigo 63
O que é conformidade com os padrões da acessibilidade?
A conformidade refere-se ao cumprimento dos padrões estabelecidos pelo consorcio W3C e esta vinculada também as LBI Lei Brasileira de Inclusão. Esta lei abrange a acessibilidade da tecnologia eletrônica e da informação, como a Internet e seus sites, versus locais físicos.
E se meu site não for acessível?
Se o seu site não atender aos padrões da acessibilidade, você corre o risco de processos legais e ainda não permitir que milhões de usuários consigam acessar seu conteúdo.
Quando as pessoas percebem que sua empresa não se preocupa em atender pessoas com deficiência, isso afetará a opinião delas e as decisões de compras futuras.
Como verificar se o seu site é compatível com ADA
Você tem algumas opções para avaliar a conformidade do seu site:
Use ferramentas automáticas
As empresas podem escolher entre muitas ferramentas gratuitas de verificação de conformidade da ADA, como o nosso da Sinal Link Acessibilidade , que analisam o contraste de cores do seu site, tamanho do texto, texto alternativo da imagem e muito mais. Tudo de forma rápida e simples.
Faça uma auditoria manual
Você também pode verificar se seu site está em conformidade com os padrões de acessibilidade com uma auditoria manual.
Uma auditoria manual envolve avaliar cada página do seu site quanto à acessibilidade, usando as Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web (WCAG) . As WCAG abrangem uma enorme lista de verificações, mas é a base para a conformidade . Mesmo se você usar uma ferramenta como automática, ela avaliará e classificará seu site com base nas WCAG.
As WCAG concentram-se em quatro princípios fundamentais, que se dividem em itens acionáveis:
Perceptível: Todos que visitam seu site, devem ter meios para perceber todas as suas informações, como texto, imagens e vídeo, seja diretamente ou por meio de uma opção alternativa, como a transcrição de um vídeo.
Operável: Todos os visitantes do site devem ter a capacidade de navegar em seu site e usar seus recursos. Por exemplo, ninguém deve ter problemas ao usar sua navegação principal, barra de pesquisa ou ferramentas adicionais, como uma calculadora.
Compreensível: Ninguém deve ter dificuldade em entender seu site e seu conteúdo. Adicionar instruções de como usar uma ferramenta, por exemplo, ajuda todos a tirar proveito do seu site e de seus recursos.
Robusto: um site compatível com ADA deve fornecer a todos os visitantes do site a mesma experiência. Por exemplo, se você criar uma transcrição de vídeo, essa transcrição deverá incluir o vídeo inteiro em vez de partes e partes.
Na maioria dos casos, uma auditoria manual não é prática para as empresas — especialmente quando você considera as repercussões de não atender aos padrões.
2 opções para tornar seu site acessível
Assim como auditar seu site, você tem algumas opções quando se trata de criar um site acessível:
1. Crie um site acessível com sua equipe interna
As empresas também podem optar por criar internamente um site acessível.
Se sua empresa tiver os recursos e o talento, você pode estabelecer uma equipe de design e desenvolvimento para auditar seu site e garantir a conformidade com os padrões da WCAG. Essa opção tende a exigir mais de sua organização, razão pela qual não é uma solução típica.
Se você liderar seu projeto de conformidade com a acessibilidade, lembre-se de seguir estes padrões básicos das WCAG:
Adicione texto alternativo às suas imagens, auditoria, vídeo e controles
Forneça transcrições de fácil acesso para conteúdo de áudio e vídeo
Inclua legendas em todos os vídeos do seu site
Desative a reprodução automática de áudio e vídeo
Use HTML adequado
Você visualiza a lista de verificação completa das WCAG para saber mais sobre como tornar seu site compatível com ADA internamente.
3. Contrate uma empresa especializada
A opção mais fácil (para a maioria das empresas) é uma empresa que forneça a solução de adequação de acessibilidade atravez de feramentas e scripts, você obtém uma solução rápida e confiável para atualizar seu site. Você não precisa se preocupar em estabelecer uma equipe interna para o projeto ou encontrar tempo até mesmo para concluí-lo.
Em vez disso, você pode terceirizar a tarefa para um parceiro confiável.
Embora o custo seja um fator que toda empresa deve considerar ao pensar em contratar uma consultoria, você também deve pensar no retorno do investimento (ROI). Sem um site compatível com acessibilidade, sua empresa corre o risco de multas.
Verifique se seu site está conforme os padrões da acessibilidade com a Sinal Link
Ter um site acessível é uma questão crítica que as empresas não podem ignorar. Se você deseja tornar seu site compatível com WCAG, mas precisa de ajuda, entre em contato.
Nossa empresa oferece soluções que vão tornar seu site acessível e inclusivo de forma rápida, e simples.
Entre em contato conosco pelo whtasapp 11 2886 4652 ou e-mail: vendas@sinallink.com.br
para saber como nossa equipe pode ajudar a sua!
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