top of page

ESG, Como a acessibilidade pode ajudar?


Ícones que representam a sustentabilidade . sendo incluído com uma mão o de acessibilidade
ESG Acessibilidade Sinal Link: Fonte FreeImages

A acessibilidade é uma parte importante da responsabilidade social corporativa e é fundamental para a construção de um programa ESG (Ambiente, Sociedade e Governança) bem-sucedido.


Aqui estão algumas maneiras pelas quais a acessibilidade pode ajudar seu programa ESG:

  1. Melhoria da inclusão: A acessibilidade permite que as pessoas com necessidades especiais sejam incluídas na sociedade e no mercado de trabalho, aumentando a diversidade e a inclusão.

  2. Conformidade legal: A conformidade com as leis de acessibilidade é uma parte importante de seu programa ESG e pode ajudar a evitar ações judiciais e sanções financeiras.

  3. Melhoria da satisfação do cliente: A acessibilidade pode melhorar a satisfação do cliente e a lealdade, uma vez que as pessoas com deficiência conseguem usar seus produtos e serviços.

  4. Aumento da eficiência: A acessibilidade também pode aumentar a eficiência e aproveitamento de recursos, uma vez que as pessoas com deficiência conseguem realizar tarefas com mais facilidade.

  5. Reputação positiva: A inclusão de pessoas com deficiência e a conformidade com as leis de acessibilidade também podem ajudar a melhorar a reputação da empresa e a percepção pública positiva.

Em suma, a acessibilidade é uma parte importante de um programa ESG bem-sucedido e pode trazer benefícios significativos para sua empresa, incluindo melhorias na inclusão, conformidade legal, satisfação do cliente, eficiência e reputação positiva.


Os programas de governança, social e ambiental têm se tornado cada vez mais importantes para as organizações atraírem e reterem clientes. Como resultado, vemos mais empresas aderindo programas ESG.


No entanto, muitos não conseguem alcançar o resultado desejado.

As práticas ESG precisam ser bem executadas com iniciativas estratégicas que produzam resultados.


Para garantir o sucesso, você deve primeiro entender os indicadores-chave de desempenho (KPI) que atendem a sua organização e identificar se a cultura corporativa está alinhada as práticas já implementadas ou que serão adotadas.


O que é o conceito de ESG?


ESG é uma sigla em inglês que corresponde as palavras: Environmental, Social and Governance. Em português a sigla ESG significa: Meio Ambiente, Social e Governança.


Confira 3 dicas de como a acessibilidade pode ajudar seu programa de ESG:


  • O que você deve saber antes de construir seu programa de ESG

Antes de começar a construir seu programa, você deve saber o que faz com que os clientes se afastem de sua organização, e como você pode resolver esses problemas. Se você quiser que os clientes escolham sua organização, primeiro é necessário entender o que os está levando a escolher outros.


Se você quiser fidelizar seus clientes, eles devem perceber que sua organização é socialmente responsável e ambientalmente sustentável. Quando os clientes compram de uma marca, eles esperam que ela atenda certos padrões sociais e ambientais.

  • Foco na acessibilidade como chave para o sucesso.

A melhor maneira de garantir o atendimento das necessidades dos clientes é garantir que suas práticas de ESG sejam acessíveis a todos. Ao fazer isso, será provável que você fidelize seus clientes porque terá atendido suas necessidades.


De forma simples, a acessibilidade tem a ver com ser inclusivo.


Acessibilidade é tornar produtos e serviços disponíveis para todos, independentemente de suas habilidades ou de quaisquer outros fatores que possam impedi-los de participar plenamente.


As pessoas com deficiência são frequentemente negligenciadas e não atendidas na sociedade. Isto também acontece nos negócios. Se você quer que seu programa de governança e social tenha sucesso, é necessário se concentrar na acessibilidade.

Garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades. Você estará incluindo um grande grupo de clientes.


  • Mudança organizacional e engajamento dos funcionários

A mudança organizacional é frequentemente uma parte crítica na introdução de um programa de ESG. Em muitos casos, as empresas que introduziram tais programas descobriram que eles não conseguiram alcançar os resultados desejados.

Isto se deve frequentemente a falta de planejamento de curto, médio e longo prazo.


Para administrar a implementação de um programa com sucesso, as organizações devem investir na cultura corporativa. Da liderança ao operacional, todas as áreas devem ser envolvidas, caso contrário, o sucesso pode ser prejudicado como resultado da frustração dos funcionários excluídos do processo.


O engajamento é fundamental para que os funcionários apoiem o programa de ESG.


A mudança organizacional exige uma postura estratégica e acompanhamento contínuo. Pode ser necessário mudar a cultura da organização para garantir a acessibilidade e inclusão.



Exemplos de ações de acessibilidade nos programas de ESG


Um exemplo de ação de acessibilidade em um programa de ESG é a implementação de tecnologias de acessibilidade em seus produtos e serviços:


  • Descrições de áudio para imagens

  • Botões de aumento de tamanho de fonte

  • Navegação com teclado para usuários com deficiência visual

Além disso, a empresa também pode investir em treinamento para seus funcionários sobre a importância da acessibilidade e como implementá-la em suas práticas diárias.

Desenho de uma sala de treinamento com 4 pessoas
Imagem treinamento frrepik

Outra ação que a empresa pode tomar é garantir a conformidade com as leis e regulamentos de acessibilidade, como a Lei Brasileira da Inclusão e a Diretiva de Acessibilidade para a Sociedade da Informação (WCAG). Isso inclui a realização de avaliações regulares de acessibilidade em seus sites e aplicativos, bem como a correção de quaisquer problemas identificados.


A empresa pode promover a acessibilidade fora de suas próprias operações, por exemplo:


  • Apoiando organizações que trabalham para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência.

  • Participando de fóruns e discussões sobre acessibilidade para elevar a conscientização sobre o assunto.

Estas ações de acessibilidade são exemplos de como uma empresa pode incorporar a acessibilidade em seu programa de ESG, ajudando a melhorar a inclusão, a conformidade legal, a satisfação do cliente e a reputação da empresa, e contribuindo para um mundo mais acessível para todos.


Case de sucesso de acessibilidade no programa de ESG


Mulher sentada no alta da montanha olhando para um vale e o texto Criando um Mundo mais acessível
Print da tela site Microsoft acessibilidade

Um exemplo de sucesso de acessibilidade no programa de ESG é a Microsoft.


A Microsoft tem sido uma defensora da acessibilidade há muito tempo e tem incorporado acessibilidade em todos os aspectos de suas operações, incluindo seus produtos, serviços e práticas de negócios.


Uma das iniciativas da Microsoft em acessibilidade é o seu programa de acessibilidade "Empowering".


O objetivo deste programa é tornar as tecnologias da Microsoft acessíveis para pessoas com deficiência, incluindo pessoas com deficiência visual, auditiva e motora.


O programa inclui a implementação de tecnologias de acessibilidade em seus produtos, como descrições de áudio para imagens, reconhecimento de fala e navegação com teclado.


Além disso, a Microsoft investe em treinamento e educação para seus funcionários sobre a importância da acessibilidade e como implementá-la em suas práticas diárias.


A empresa também trabalha com organizações externas para aprimorar a acessibilidade em sua indústria e na sociedade como um todo.


A inclusão da acessibilidade em seu programa de ESG ajuda a Microsoft a melhorar a inclusão, a conformidade legal, a satisfação do cliente e a reputação positiva da empresa.


A Microsoft é um exemplo de como uma empresa pode incorporar a acessibilidade em seu programa de ESG de maneira bem-sucedida.

 

Conclusão

As organizações frequentemente se concentram em seus produtos e serviços quando consideram como atrair e reter clientes.


No entanto, os clientes estão cada vez mais atentos às questões sociais e ambientais quando decidem escolher uma marca.


Por esse motivo, um número crescente de organizações estão aderindo às práticas de governança, social e ambiental. Incluir a acessibilidade e inclusão demonstra a preocupação em atender diferentes grupos.


Para apoiar sua empresa nas questões de acessibilidade, arquitetônica, atitudinal, tecnológica e comunicacional, conte com nossos especialistas.


Agende uma reunião com um especialista agora:




whatsapp 11 2886 4652


Marcos Alencar

Consultor e Especialista em Acessibilidade

Instrutor do curso de Liderança Inclusiva na Educação Superior

Facilitador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Pluralidade e Inclusão no Serviço Público

Profissional associado: International Association of Accessibility Professionals



Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page